gato-bengal-cafe-com-gato
Os cat cafés no Brasil e no mundo
10 de dezembro de 2016
Cat Café ou Neko Café no Brasil
13 de dezembro de 2016
Exibir Tudo

Dicas de Rolê: Café com Gato

bengal-cafe-com-gato-1

O Café das Minervas agora tem uma nova coluna quinzenal na sexta-feira para dar dicas de lugares que conquistaram o nosso coração e que merecem ser compartilhados com nossas leitoras. Para abrir com chave de ouro eu tenho o prazer de escrever um post sobre um dos cafés mais simpáticos que eu já conheci na minha vida : o Café com Gato.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre os famosos cat cafés, que fazem muito sucesso na Europa, Estados Unidos e principalmente no Japão, país onde mais 72 estabelecimentos do tipo foram abertos entre 2010 e 2015. Caso você nunca tenha ouvido falar desse tipo de comércio, são cafeterias onde os felinos ficam livres para
circular pelo ambiente e interagir com os clientes.

Inspirada por sua paixão por gatos, Fabiana, uma administradora de empresas, decidiu largar seu emprego em uma multinacional para investir na ideia e se tornar a primeira proprietária de um cat café no Brasil. Não foi uma tarefa fácil e foi preciso ter muita determinação para ver seu sonho concretizado, pois, segundo a vigilância sanitária, não seria possível abrir um estabelecimento que servisse comida onde animais pudessem circular livremente. Sempre persistente, ela não desistiu e contornou o problema com uma solução prática e eficiente : colocá-los atrás de uma parede de vidro, uma espécie de “aquário”, como eles chamam.

Talvez a ideia possa parecer um pouco estranha, já que a intenção é que você possa interagir com os bichos, mas o fato deles estarem atrás de uma parede não quebra nem um pouco a magia do local. Os animais são curiosos e o vidro não é um empecilho para que eles venham dar atenção para você. Como uma pessoa que é apaixonada por bichos e que já fez trabalhos voluntários em ONGs de adoção e proteção de animais, acho essa a opção menos estressante e mais segura para os gatos, pois evita que eles sofram certos excessos por partes do clientes do local principalmente das crianças, que infelizmente muitas vezes exageram nos carinhos e brincadeiras. Esse tipo de espaço separado também permite que pessoas alérgicas possam frequentar o local sem sair de lá tossindo loucamente, como sempre acontece comigo quando fico em ambientes onde tem um felino.
Falando agora da minha experiência como cliente, o Café tem um ambiente extremamente aconchegante e as melhores (e mais disputadas) mesas são as que ficam perto do “aquário”, pois assim você pode observar bem de perto os animais enquanto eles dormem, brincam e pode até interagir um pouco com eles, quando estão
interessados em espiar a movimentação da clientela.

A comida é muito gostosa e o cardápio é recheado de opções para todos os gostos, inclusive para quem é vegano ou quem não tem muita tolerância à lactose- mais uma vez, como no meu caso. Eu simplesmente fiquei maravilhada quando vi que poderia escolher leite desnatado na preparação no meu cappuccino, uma coisa que é raríssima de acontecer e uma alternativa que nem todo lugar pensa em oferecer. Falando dos pedidos, cada mesa tem um tablet onde você pode acessar as opções do menu e solicitar aquilo que você quer consumir. Eu gosto de interagir com os funcionários de lá, pois são todos muito simpáticos e educados, mas confesso que esse sistema agiliza muito o processo e evita que você tenha que ficar balançando os braços para chamar a atenção do garçom mais próximo quando o local está cheio.

Além dos cafés, doces e salgados, a casa também conta uma área cheia de souvenirs para amantes de gatos e seus pets. Tem de tudo que você possa imaginar : brinquedos, canecas, almofadas, bibelôs, chaveiros, sapatilhas, bolsas, imãs, petiscos para os animais… enfim, a lista é grande e confesso que nunca vi tanta coisa com estampa ou formato de gatinho na minha vida. Para os viciados no tema, esse é o local da perdição.

Antes de terminar, preciso mencionar um detalhe importante sobre uma atividade muito legal realizada por lá. A cada R$ 30,00 reais em compras, você ganha um cupom para para concorrer a uma aula de yoga realizada dentro do espaço dos animais. A Yoga com Gatos acontece uma vez por mês e é uma experiência única. Também foi uma
forma criativa que a Fabiana encontrou de poder proporcionar a tão desejada interação cara a cara com os gatinhos, que é um pedido feito por grande parte da sua clientela. Eu recomendo que você participe desse sorteio, pois nunca conheci felinos tão simpáticos e interativos quanto os de lá.

Resumo do Café com Gato
Preço : $$$ – Considero o preço justo, pois você não deixa o seu rim quando paga a conta e come bem.
Comida : Deliciosa. O cardápio é bem variado e agrada a todos os públicos, inclusive aos vegetarianos e veganos.
Localização : Av. Pereira da Silva, 866 – Jardim Santa Rosália – Sorocaba/SP. – Local de fácil acesso para quem vai usar o transporte público, pois tem um ponto de ônibus perto. Se você for de carro, tem vagas para estacionar na frente do Café.
Atendimento : Maravilhoso. A Fabiana preza pela simpatia e você consegue perceber essa atitude refletida no trabalho da sua equipe.

Texto por Laís Sauerbronn

Matéria: Café das Minervas