chocolate
Chocolate
21 de junho de 2017
capuccino-cafe-com-gato-sorocaba-1
Capuccino
21 de junho de 2017
Exibir Tudo

Chantilly

chantily

Dorme o dia todo para ter uma boa noite de sono

Chantilly é preguiçoso e dorminhoco como todo Persa, que é considerada uma raça muito tranquila e doce. Carinhoso, porém, seletivo, só dá confiança para os humanos que ele conhece e escolhe para chamar de seus.

Esse peludinho de três anos e meio chama atenção de todos os frequentadores do Café pela sua fofura. “Ele é tão tranquilo que muitos clientes do Café pensam que é um gato de pelúcia”, comenta Fabiana Ribeiro, mãe de Chantilly e proprietária do Café com Gato.

“Certa vez um amigo me disse que os Persas dormem o dia todo para ter uma boa noite de sono e o Chantilly não foge à essa característica”, diverte-se Fabiana..

Sobre a Raça



História

A raça é certamente a que tem mais exemplares com Certificado de Pedigree no mundo. Os primeiros Persas chegaram à Europa em meados do Século XVI e logo caíram nas graças da nobreza.

A origem é antiga, mas a raça só foi conhecida na Europa por volta de 1590. No século XVII, um viajante italiano, Pietro Della Valle, levou até a Itália alguns exemplares. Ele levou só gatos da província de Chorazan, na antiga Pérsia, atual Irã. Na primeira metade do século XIX, vários Persas criados na Itália foram trazidos para França e Inglaterra, onde cruzaram com Persas de ascendência turca, marcando então o nascimento do moderno Persa. Em 1871, um programa de criação foi organizado por criadores ingleses. No início, foram cruzados com Angorás, o que deu ao Persa a qualidade do pelo.

Comportamento

Calmo, tranquilo, carinhoso, companheiro, dorminhoco, apegado ao dono, gosta de afagos e de colo. Quase não mia, é charmoso e dependente, estritamente doméstico. Brincalhão, afetuoso, convive bem com gatos e com cães.

Características físicas

A mais marcante é o fato de ser brevilínea e braquicefálica (carinha achatada). Cabeça arredondada, orelhas pequenas, ossos pesados, pernas curtas, cauda curta e expressão cativante.

Cuidados e higiene

Pelos pelos longos, é aconselhável a escovação diária e, para a lacrimejação, usar um chumaço de algodão embebido em água morna ou soro. Mantenha os ouvidos limpos e cuidado para não entrar água no canal auditivo durante o banho.

Ficha Técnica do Pesa

Nome Original - Persa
País de Origem - Irã
Porte - Médio/Grande
Peso médio - Macho - 3 a 5 kg e Fêmea - 3 a 5 kg
Expectativa de Vida - 15 a 20 anos
Cor da Pelagem - Preto, azul, ruiva, vermelha, creme escama ou mesmo azul creme, bicolor e tricolor
Tipo da Pelagem - Longa e espessa.

Texto extraído da Revista "Pulo do Gato".