cafe-com-gato-sorocaba
Mulher vende bens e investe em ‘cat café’ para unir trabalho e paixão
28 de outubro de 2016
cafe-com-gato-pequenas-empresas-e-grandes-negocios
Café inovador promove encontro de clientes com gatos e sorteia cursos
31 de outubro de 2016
Exibir Tudo

Que tal um café com gato?

cardapio-cafeteria-sorocaba-cafe-com-gato12

Cat cafés são estabelecimentos de grande popularidade especialmente no Japão, onde os clientes visitam o espaço para saborear um café ou um quitute e além disso brincar com os bichanos. Este estilo de estabelecimento vem tomando o mundo e agora temos esta novidade também no Brasil.

A Revista Agroverde visitou o Café com Gato, o primeiro Cat café adaptado do Brasil, que está localizado no bairro Santa Rosália, em Sorocaba e fizemos algumas perguntas para a Fabiana Ribeiro, proprietária do local, para saber mais sobre este espaço tão inusitado.

Revista Agroverde: De onde surgiu a ideia?
Fabiana Ribeiro: Sempre gostei de gatos, desde pequena. Sempre li sobre o assunto, revistas, matérias e por meio da internet também me informava. Já havia visto reportagem sobre este tipo de estabelecimento no exterior, especialmente no Japão. A proposta destes lugares é que você vá tomar um café e tenha gatos que estão lá para serem apreciados, para brincar com os clientes. A ideia era fazer da mesma maneira aqui no Brasil, porém com dois ambientes, sendo um deles com contato direto com os animais e outro espaço separado para clientes que preferem se manter afastados dos bichinhos, mas a Vigilância Sanitária não permitiu. A regra no Brasil é, aonde há alimentos não se pode ter animais, então a ideia foi adaptada, desta forma, foi criado o aquário, o qual separa totalmente os gatos dos clientes e dos funcionários.

R.A: Como foi a recepção do público?
F: O nome aguçou bastante a curiosidade do público. As pessoas não sabem se é um pet shop ou um café, muitos vem até o local para saber do que se trata. Recebemos até pessoas de outras cidades e outros estados.

R.A: Vocês também realizam eventos no Café com Gato?
F: Estamos aprendendo a trabalhar com eventos. Já tivemos palestras com veterinários, já fizemos lançamento de livros. Estamos abrindo o espaço para desenvolver estes projetos, mas não fechamos a casa para eventos, temos sempre a intenção de receber nossos clientes.

R.A: E como foi feito o planejamento arquitetônico do espaço?
F: Pelo conhecimento que tenho com meus gatos de casa e pesquisas ao longo da vida, foi um projeto relativamente fácil de desenvolver, o maior trabalho foi mesmo adaptar o espaço com o aquário. A arquiteta que desenvolveu o projeto também gosta de gatos e tudo foi desenvolvido em conjunto.

R.A: Quantos gatos você tem aqui no Café com Gato?
F: Aqui são 6 gatos, indo para o sétimo.

R.A: Sua ideia é ficar com esta quantidade de bichanos ou pretende incluir mais animais?
F: Inicialmente eu tinha imaginado 12 gatos, 12 raças diferentes. Mas como não sabíamos como seria a aceitação em relação ao espaço disponível, resolvemos reduzir o número pela metade. Mas a Vigilância Sanitária só permite 10 animais por ambiente, então este é o limite.

R.A: Quantos gatos você tem em casa?
F: Eu tenho outros 7 gatos em casa, 5 deles moram comigo e outros 2 com a avó materna.

R.A: E qual é o seu gato preferido?
F: Não dá pra escolher, eles são como filhos. Cada um tem um comportamento, uma personalidade. Um é mais carinhoso, outro é mais brincalhão, então realmente não tem como escolher.
O Café com Gato está iniciando a formatação de franquias. Em breve os gatos estarão dominando todo o Brasil.

Este espaço super charmoso fica na Av. Pereira da Silva, 866 – Jd. Sta Rosália, Sorocaba/SP.
Tel.: (15)3326-0658 / (15)98140-2741.

Entrevista – Agroverde