Se propagando por toda a Europa, os Cat Cafés são estabelecimentos que funcionam como uma cafeteria, mas possuem uma característica que faz toda a diferença: gatos circulando entre os clientes. Em Sorocaba, São Paulo, temos algo parecido com isso, o Café com Gato, primeiro cat café do Brasil.
O amor pelos felinos acompanha a empresária Fabiana Ribeiro desde a infância, quando ela e o irmão levavam gatos vira-latas para casa, que eram recusados pelo pai dela. Depois de ouvir uma porção de nãos, teve um gato que conseguiu entrar na família, o Frederico. Após sua morte em 2006, outros tantos cruzaram o seu caminho e ela se viu apaixonada pelos bichos.
Com essa alma de cat lover, não poderia dar em outra coisa a não ser um café repleto de 10 gatos: Chocolate (Maine Coon), Milk (Sphynx), Mocaccino (Ragdoll), Capuccino, Canela (SRD), Chantilly (Persa), Canela (SRD), Vanilla (American Shorthair) e Bombom, uma SRD especial que é paraplégica e posou lindamente para a foto abaixo.
Fabiana mantém ainda outros seis felinos em casa, a maioria vira-latas. A ideia de abrir a cafeteria veio logo após um episódio curioso: na empresa que trabalhava havia uma gata resgatada, a Neguinha. Quando deixou de ir a uma reunião para levar a mascote no veterinário, por uma emergência, recebeu o insight que mudou sua vida. “Já estava infeliz com aquela rotina de emprego e foi durante o tratamento da Neguinha que eu pensei que se eu gosto tanto de gato, deveria fazer alguma coisa que os envolvesse”, disse.
Mas, a vigilância sanitária brasileira não permite quaisquer animais em ambientes onde há comida e esse é o principal fator que impede os cat cafés no país. “Um dia eu estava comendo num restaurante e lá tinha um aquário, então pensei em fazer exatamente isso, só que sem peixes”.
Depois de vender sua própria casa, seu carro e fazer empréstimos, a cafeteria foi aberta no dia 8 de maio de 2014 depois de uma longa trajetória atrás do lugar perfeito para acomodar os clientes e os animais, incluindo o tal aquário, um vidro onde os clientes assistem o que eles estão fazendo. O local tem bastante espaço e dá acesso a um quintal, onde os gatos circulam tranquilamente. Ali eles passam o dia brincando, dormindo e fazendo charme.
Com essa paixão toda, porém, ela não permite que os clientes cheguem até os felinos, e justifica: “Não mudo essa postura primeiro porque penso no bem-estar dos gatos. Também nunca estive nos cafés do exterior, mas eles não permitem a entrada de crianças e aqui acho que isso não seria legal, elas gostam muito de ver.”
Ela ainda explica que muitas coisas não acontecem quando nós queremos e sim quando os gatos querem. Muitas pessoas entendem essa lógica, mas nem todas, então poderia causar situações constrangedoras, uma série de problemas e até mesmo processos ao estabelecimento caso o animal, por exemplo, arranhasse alguém.
Nos cat cafés internacionais há regras que também não permitem que os clientes se aproximem, embora os gatos circulem livremente. Não pode fazer acordá-los, fazer carinho ou alimentá-los sem que os mesmos te procurem. É importante não colocar os bichos em ambientes estressantes ou desconfortáveis, então cabe a nós esta reflexão.
Para quem tem medo, repulsa ou qualquer coisa do tipo com gatos, aconselho o passeio. Como não há contato direto com os animais, dá para observar seu comportamento e, quem sabe, se apaixonar por eles, que são bem sociáveis. Se for o caso, Fabiana permite que a graciosa Sphynx Milk se aproxime do cliente que estiver disposto a amar os felinos.
Outra coisa bacana é participar do sorteio da Yoga com Gatos, que funciona da seguinte maneira: a cada R$ 30 em compras você ganha um cupom para concorrer a uma aula de ioga na companhia dos gatinhos. O próximo acontece no dia 7 de maio, com aula dia 14, mas vale a pena acompanhar a programação pela página do Facebook.
O café também está dando seus primeiros passos para se tornar uma franquia. A gateira assídua tem um amor tão grande pelos bichos que seu marido brinca que ela só abriu o cat café para poder acolher ainda mais gatos. Pelo o que eu vi, essa é uma verdade incontestável.
O cardápio é hi-tech: clientes fazem seus pedidos por um tablet, além de avaliarem o local e conferirem a agenda
Matéria – Roteiro Hypeness