Os cat cafés — ou cafeterias com gatos — viraram um sucesso mundial. Esses estabelecimentos funcionam como uma cafeteria comum, mas com um detalhe que faz toda a diferença: bichanos circulando livremente entre os clientes.
+ Como é o único café do mundo só com gatos pretos
O primeiro café com gatos do Brasil, que tenta chegar bem próximo da ideia original, já que a vigilância sanitária brasileira não permite quaisquer animais em ambientes onde há comida, fica em Sorocaba, no interior de São Paulo.
+ Conheça Fuku e Marimo: a coruja e o gatinho que são melhores amigos
Inaugurado em 2014, o chamado Café com Gato tem uma espécie de “aquário” onde, atualmente, nove gatinhos podem ser observados pelos clientes: Chocolate (Maine Coon), Milk (Sphynx), Mocaccino (Ragdoll), Pingado (SRD), Capuccino, Chantilly (Persa), Espresso (SRD), Canela (SRD), Vanilla (American Shorthair) e Bombom, uma vira-lata que é paraplégica.
O ambiente é bastante espaçoso e o aquário de 40m² conta com arranhadores, prateleiras, camas e brinquedos, além de dar acesso a um quintal onde os gatos circulam tranquilamente e passam seu tempo brincando, comendo ou dormindo.
A catlover e empresária Fabiana Ribeiro, dona do café, não permite que os clientes cheguem até os felinos e justifica a atitude: “Não mudo essa postura primeiro porque penso no bem-estar dos gatos e também porque nunca estive nos cafés do exterior, mas sei que eles não permitem a entrada de crianças e aqui acho que isso não seria legal, já que elas gostam muito de ver.”
Ela ainda explica que muitas coisas não acontecem quando nós queremos e sim quando os gatos querem. Muitas pessoas entendem essa lógica, mas nem todas, o que poderia causar situações constrangedoras, uma série de problemas e até mesmo processos ao estabelecimento caso o animal, por exemplo, arranhasse alguém.
Nos cat cafés internacionais há regras que também não permitem que os clientes se aproximem, embora os gatos circulem livremente pelos locais. Não é permitido acordá-los, fazer carinho ou alimentá-los sem que os mesmos te procurem. “É importante não colocar os bichos em ambientes estressantes ou desconfortáveis, então cabe a nós esta reflexão”, pondera Fabiana.
O passeio é recomendável tanto para os amantes de gatos quanto para aqueles que têm algum receio ou até mesmo não simpatizam com os felinos. Afinal, não há o contato direto com os pets, sendo possível observar seu comportamento e, quem sabe, mudar de ideia e cair de amores pelos bichanos.
Na cafeteria ainda existe o sorteio da Yoga com Gatos: a cada R$ 30 em compras, três sortudos (com mais de 16 anos) concorrem a uma aula na companhia dos adoráveis gatinhos, que acontece de três em três meses. Você pode acompanhar a programação especial e as novidades na fanpage ou no Instagram do café.
Matéria – Pet Cidade