Os felinos sabem muito bem como fazer os nossos olhos brilharem. Você já notou como os gatos prendem a sua atenção? Nos dias 25 e 26 de junho, centenas de pessoas ficaram admiradas com a beleza desses animais. A 3ª edição da Expo Gatos foi realizada em Sorocaba, no Hotel Golden Park, e premiou os bichinhos mais bonitos do evento. Para falar a verdade, essa tarefa não foi nada fácil.
Aproximadamente 200 gatos foram inscritos para participar da competição de beleza nas modalidades Melhor da Classe, Melhor da Cor, Melhor da Raça, Melhor da Categoria e o Campeão entre todos. Essas verdadeiras estrelas receberam até troféu para marcar a conquista.
A viagem até Sorocaba foi longa para alguns bichanos, que moram com seus criadores em diversos estados do País. É o caso do Scooby-Doo, que apesar de ter esse nome de cachorro, é um gato da raça Bengal. As cores do pelo e as manchinhas pelo corpo fazem lembrar uma onça-pintada. Ele é sueco, mas está no sul do Brasil há 10 anos.
Edevar Tomiozzo e Maíra Ferrarin são os tutores dessa ferinha. Eles contaram que o Scooby recebeu esse nome por conta de uma tradição de família. “O avô dele se chama Sul Dog e o pai, Under Dog. Então todos teriam que ter nomes relacionados a cão. A gente fez uma enquete entre amigos e então decidimos o nome”, contou Tomiozzo.
A raça surgiu de um cruzamento entre um leopardo e um gato doméstico. Parece assustador mas, na realidade, esses gatos são bem dóceis e hiperativos. Já sabe, né? Se quiser ter um pet desse vai ter que dar muita atenção, senão a sua casa vai virar de ponta-cabeça.
Quando a gente pensa em felinos, logo nos vem à mente aqueles fofinhos e peludos, mas nem todos são assim. Na Expo Gatos, o Cruzeirinho encontrou até um gato pelado. Calma! Ele só não tinha pelos, mas estava bem vestido. Sim, com óculos de sol e tudo, afinal, estilo é para poucos. Essa raça, sem pelo nenhum no corpo, é a Dong Sphynx. Esses gatos têm a pele bem quentinha e são muito sensíveis ao toque. No calor, ela transpira, assim como a pele dos humanos.
Entre tantos focinhos bonitos, o evento, que teve entrada gratuita, arrecadou latas de ração em pasta e sachês para doar à Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (Aatan), que cuida de animais abandonados na cidade. Um laboratório clínico também esteve no espaço para fazer a captação de felinos para possíveis doações de sangue. Assim, um animal saudável pode salvar a vida de um gatinho doente.
A Expo Gatos também contou com atrações para a criançada. Elas receberam dicas de como cuidar dos pets e tiveram uma prévia de como é ser um médico veterinário. Além disso, as pinturas faciais também coloriram o dia dessa galerinha. Os irmãos Luca e Kauan Shiraishi, de 9 e 12 anos, acharam a raça Maine Coo, conhecida por ter “gatos gigantes”, a mais bonita do evento. “Eu adorei os gatos, são muito fofinhos. Gostei de um gatinho que estava com roupinha de Naruto”, contou Kauan. Já Luca disse que gostou mais de um filhotinho: “Ele era muito fofo. Tenho dois gatos: o Luke e o Foguinho. Eles gostam de abraço”.
A Manuela Mário de Andrade, 7 anos, disse que tudo estava incrível. “Muito bonito, muito fofo e muito legal. Eu gostei de um gato grande, peludo, marrom e preto. Eu tenho uma gata, a Pantera. Gosto de apertar ela”. “O que eu mais gostei aqui foi aquele gatinho branco bebê”, apontou o Marcos Rian da Silva Machado, de 7 anos.
Flora e Biscoito venceram o concurso
Organizada pela Associação Maine Coon no Brasil (Amacoon), a Expo Gatos estava cheia de animais lindos e isso todo mundo já sabe. Mas a Flora e o Biscoito com certeza roubaram a cena. Eles encantaram os avaliadores e venceram a competição.
A Flora, da raça Exótico, ganhou na categoria Melhor Gato de Raça. Já o Biscoito foi considerado o gato Sem Raça Definida (SRD) mais bonito de Sorocaba do Café com Gato!
Para escolher os campeões, a exposição contou com quatro juízes: Hugo Cavalheiro (Brasil), Alexey Shchukin (Holanda), Charles Spijker (Holanda) e Paula Demartini (Argentina). Agora, os bichanos que venceram esta fase do campeonato poderão ser classificados para a etapa mundial.
Para chegar até os vencedores, os animais passaram por uma análise criteriosa dos juízes. Hugo conta que vários elementos são levados em consideração. “Cada gato precisa estar dentro de um padrão. Por exemplo, a raça pode ter cabeça e olhos grandes, corpos fortes. O animal que estiver com menos detalhes faltando é o que passa”.
Ele ainda destacou que os avaliadores estrangeiros são convidados para darem opiniões diferentes. Desta forma, diversas opiniões diferentes são debatidas até chegar a um consenso justo.
No total, 16 raças foram avaliadas no concurso, sendo elas: Exótico, Persa, Ragdoll, Maine Coon, Neva Masquerade, Norwegian Forest Cat, Bengal, British Shorthair, British Longhair, Burmese, Ocicat, Dong Sphynx, Oriental Shorthair, Peterbald, Siamese e Sphynx. (Wilma Antunes).
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul